sábado, 5 de outubro de 2019

Professores indicam possíveis temas da redação do Enem 2019

Falta um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019), prova que deve contar com a participação direta de 5 milhões de brasileiros. Todos eles sonham em entrar no ensino superior, seja por universidades públicas, privadas ou mesmo no exterior. A prova do Enem é composta de 4 cadernos com 45 questões cada, envolvendo diversas áreas do conhecimento:

Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Sociologia e Filosofia
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Português, Língua Estrangeira – Espanhol ou Inglês, Artes, Literatura, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação
Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Física, Química e Biologia
Matemática e suas Tecnologias: Matemática (álgebra, geometria etc)
Redação

Aplicado em dois dias, o Enem pode representar uma mudança na vida daqueles que conseguem uma boa pontuação, já que abre diversas portas para o ensino superior. A primeira recomendação dos professores é que os estudantes façam vários simulados. É importante para entrar no clima da prova, se familiarizar com o tipo de assunto tratado e também para eles se organizarem de acordo com o tempo disponível. Desta forma, sobrará tempo para se dedicar a redação. “Essas listas, na verdade, são recomendações de leitura. O aluno pode buscar informações e reflexões. É preciso ter consciência de que a redação é um exercício multidisciplinar, e aí descobrir em quais áreas ainda precisa se aprofundar”, afirmou Sérgio de Lima Paganim, professor de Redação do Anglo Vestibulares, em entrevista ao G1.

No Enem, o candidato precisa desenvolver uma redação dissertativa-argumentativa sobre um tema estabelecido. Ele deverá apresentar uma solução para o problema apresentado e sustentar essa posição com referências externas. Diante da dificuldade, os professores argumentam que a melhor forma de conseguir uma boa nota na redação do Enem é treinando com os temas antigos. Lista completa aqui > https://beduka.com/blog/materias/redacao/temas-redacao-que-cairam-enem/

Possíveis temas da redação do Enem em 2019
Meio ambiente – Preservação, exploração e tragédias
Saúde pública – Epidemias, gravidez na adolescência, DSTs
Segurança pública – Violência urbana, posse e porte de armas, crise nas penitenciárias
Controle parental – Violência em jogos e TV, crianças na internet
Obesidade no Brasil – Políticas públicas, obesidade infantil e crescimento da obesidade na população adulta
Mobilidade urbana – Meios de transporte, problemas no sistema viário
Evasão escolar – Abandono dos estudos no ensino fundamental, desigualdade social, analfabetismo
Crise hídrica – Poluição, esgoto e causas e consequências da crise hídrica
Consumo e sustentabilidade – Desperdício e consumismo
Bullying nas escolas – Violência, agressões e ameaças nas escolas
Preconceito linguístico – Diversidade linguística do Brasil e as variações do idioma

Independente do tema apresentado, o candidato precisará avaliar o assunto, elaborar uma abordagem, sustentar a argumentação e apresentar uma conclusão com proposta de intervenção. “Os alunos ficam muito preocupados em conseguir adivinhar o tema. Só que não dá para esquecer que o formato é essencial para tirar uma boa nota”, revelou Tatiana Nunes, professora do Colégio Moppi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não serão aceitos comentários com teor ofensivo, difamatório ou contendo palavras de baixo calão.